Querida Vivi,

… você nasceu numa manhã fria londrina que se tornou quente, muito quente, quentíssima quando você soltou o primeiro grito neste mundo. Você recebeu o nome de Adeline Virginia Stephen, filha de Julia Prinsep Stephen, conhecida por sua beleza e de Sir Leslie Stephen, historiador e editor. Você virou crítica literária aos vinte anos de idade, escrevendo regularmente para o The Times Literary Supplement.

Seu marido, Leonard Woolf, conheceu nas reuniões do Bloomsbury, grupo de vanguarda que reunia escritores e artistas desde 1904 em Londres. Foi com Leonard que você fundou a Hogarth Press em 1917, e publicou autores como Katherine Mansfield, T.S. Eliot, Máximo Górki e olha só: a obra completa de Sigmund Freud.
Você escreveu A Viagem (1915), Noite e Dia (1919), O Quarto de Jacob (1922), Mrs. Dalloway (1925), Passeio ao Farol (1927) e Orlando (1928). Depois vieram As Ondas em 1931 e Flush (1933). Você sofreu colapsos nervosos ao enfrentar a morte da sua mãe, em 1895; depois, no falecimento do seu pai, em 1904 e logo após o casamento com Leonard, em 1912.

Sei também que criou Entre os Atos ouvindo as bombas dos alemães caírem durante a II Guerra Mundial. Esta manhã discutimos o suicídio, se Hitler nos invadir. De que nos vale esperar?, estava anotado em seu diário no dia 15 de maio de 1940. Viu serem destruídas pelos bombardeios alemães a casa em que morou e onde também funcionava a editora, em Mecklenburgh Square; e a casa em Tavistock Square, onde você e Leonard viveram por tantos anos: Tudo é entulho onde escrevi tantos livros, também ficou registrado no seu diário.
Para mim, você foi uma lutadora sem igual e esta pequena carta que lhe escrevo é para dizer que leio você desde 1991 e que suas palavras impressas deixam minha vida mais completa.
Com amor!

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s